Lud On The Road – Pirenópolis

Eu sei que andei sumida, mas foi por um bom motivo. Eu fui visitar minha família em Brasília e aproveitamos para passar o final de semana em Pirenópolis. As melhores coisas de lá são as cachoeiras, mas como fomos para comemorar o aniversário da minha avó, nós optamos por fazer outros passeios e eu vou contar como foi nosso roteiro improvisado para vocês.

villadaspedras

Divulgação

Pegamos o carro em Brasília e duas horas depois estávamos em Pirenópolis, uma cidade conhecida no interior de Goiás. Nós ficamos hospedados na Pousada Villa das Pedras que fica do lado de fora da cidade, mas não é longe da principal entrada de Piri. O hotel tem uma infra-estrutura de lazer bem grande com bares, pizzaria, piscinas, inclusive algumas aquecidas, ao olhar de fora ele parece uma mistura de hotel fazenda com castelinhos de pedra. Tivemos alguns problemas com os quartos, mas o hotel nos realocou em quartos melhores e tudo ficou bem.

#FalaLud: Meu lugar favorito do hotel foi a cafeteria, que tinha uma iluminação legal, música boa, comida gostosa e um ótimo atendimento e Wi-Fi. Vale lembrar que o sinal lá é precário ou não existe. Num geral o hotel é legal, mas precisa de alguns cuidados com a infra-estrutura e sinceramente eu não entendo o motivo de todos os quartos utilizarem acabamentos em pau-bosta. É uma madeira com cheiro bem forte e incomoda no começo, depois você acostuma, mas é estranho pra quem nunca sentiu antes.

cachaçaria

Google Imagens

Nós nos programamos para chegar sexta-feira ao final do dia e partir no domingo pela manhã. Sexta todos estávamos animados para uma noite relax e divertida e a melhor opção era ir jantar no centro histórico de Pirenópolis. A maioria dos restaurantes e bares da cidade ficam na Rua do Rosário, também conhecida como Rua do Lazer, durante a noite é iluminada e bem movimentada. Achar vaga pode ser um problema, já que é uma cidade bem pequena com ruas de pedras e antiga, mas isso também torna todas as vagas próximas ao centro. Ao chegarmos lá resolvemos ir para a Cachaçaria do Dill, que já é bem conhecida pela minha família e por muitos frequentadores da cidade.

trotamundus

Na Cachaçaria do Dill você pode encontrar mais de 300 rótulos de cachaça. É possível selecionar pacotes especiais com preços fixos para experimentar um número X de cachaça, o número varia de acordo com o pacote escolhido. Eu achei esse sistema de degustação bem interessante. Mas eu optei por beber os licores caseiros, experimentei quatro sabores: o de cachaça, o de gengibre, o de pimenta e o de canela. O de cachaça é delicioso e ótimo para beber junto com uma cerveja de trigo. O segundo foi o que eu mais gostei, o sabor do gengibre é leve e adocicado. O de pimenta é para os fortes, ele é bem picante e deixa aquela dormecia nos lábios e o de canela tem um sabor bem forte da canela, acho que poderia ser um pouco mais leve, mas mesmo assim é bom. Minha família optou por jantar nesse local e pediram carne com macaxeira (aipim) na chapa, eu experimentei e estava gostoso. Mas eu preferi comer uma pizza quadrada algumas casas à frente na pizzaria Trotamundus. A pizzaria é bem conhecida na cidade por sua pizza quadrada feita em forno à lenha. A massa é bem fina e crocante e o recheio vai a gosto do freguês, você opta pelos itens que quer colocar na sua pizza. É deliciosa!

pirenopolis

Google Imagens

No sábado, como não íamos a nenhuma cachoeira fomos visitar algumas lojas do centro histórico pela manhã. O centro histórico de Pirenópolis é um ótimo lugar para compras. Lá você encontra diversas lojas de artesanato, lojas de doces e comidas regionais, além das diversas joalherias. Vale perder um tempo em cada lugar e olhar tudo com calma, pois é possível achar coisas bem baratas. Mas também se acha coisas bem caras e alguns artigos de luxo.
#FalaLud: Particularmente eu recomendo a loja do Capitão Sujeira, um artesão local que trabalha com os mais diversos materiais, mas principalmente lona. Ele vende bolsas, mochilas e sapatos. Também sugiro que experimentem sementes de Baru e Pistache fresquinhas, elas são encontradas em qualquer loja de comida regional. E se aguentarem, passem na Confeitaria Vitória e peçam a Torta de Leite Ninho com Morangos. É sensacional!

pub26

Divulgação

Na parte da tarde curtimos o dia de sol na piscina do hotel comendo alguns bons quitutes como quibe recheado, mini hambúrgueres e batatas fritas. Adeus dieta! Ao final no dia resolvemos voltar ao centro de Piri para “almojanta“, pra quem não conhece o termo é quando você almoça quase na hora do jantar. Optamos pelo Rosário Pub 26, também na Rua do Rosário. Eles são especializados em comida árabe, com pratos executivos, preço bem acessível e possuem Wi-Fi e ar-condicionado, um diferencial pro lugar. O atendimento foi ótimo e a comida foi excelente, mas a demora para trazer os pratos incomodou.
#FalaLud: Confesso que foi um achado em Piri, comida árabe não é tão comum quanto parece e achar uma tão deliciosa numa cidade tão pequena foi recompensador. Eu achei o arroz com cordeiro muito bom! O quibe cru estava bom, mas faltou um pouco de tempero e as pastas típicas estavam ótimas. O atraso que foi um pouco demais. Mas confesso que a espera valeu a pena.

Após esse “almojanta” nós fomos fazer algo que eu AMO, compras em feirinha! Pirenópolis é conhecida por ter uma grande feira de artesanato com muitas barracas que trabalham com prata, já que perto da cidade há uma pedreira. Dos últimos anos para cá eu achei que os feirantes diminuíram, mas ainda é possível achar coisas bem legais e por um preço razoável. Brincos, anéis e colares são os mais procurados lá, mas também é possível achar algumas coisas em madeira e outros tipos de coisas artesanias. Vale a visita! Logo depois das compras voltamos ao hotel e bateu aquela fome antes de dormir, fui com meu pai à cafeteria do hotel (eu disse que foi o lugar que mais gostei né?) pedimos um hambúrguer da casa e mais uma vez eu me surpreendi. O hambúrguer no ponto correto, com molho e queijo na medida, além de um pão delicioso. Segundo o garçom, todos os ingredientes são caseiros e isso deu um charme a mais ao lugar. Quem ficar hospedado lá eu super recomendo!

OutletPremium

Google Imagens

No domingo, tivemos alguns problemas durante o café da manhã, muitos hóspedes foram tomar café da manhã no mesmo horário, parece que o hotel não estava preparado para servir aquele batalhão ao mesmo tempo o que acarretou de o buffet ficar praticamente sem nada e literalmente sem café. Claro que isso gerou uma irritação e um grande desconforto geral. Assim que eles normalizaram a demanda, dentro do possível, nós terminamos de comer e arrumamos nossas coisas para pegara a estrada de volta. Entre Brasília e Piri existe o Outlet Premium com diversas lojas de marcas famosas com preços acessíveis. Vale a parada e perder um tempo pesquisando peças e preços nas lojas. Acabou que almoçamos na praça de alimentação do Outlet e pegamos a estrada para casa. Terminamos nosso final de semana assistindo Game Of Thrones. Uma série que quem nunca viu, tem que ver! Mas isso já é assunto pra outro post…

Espero que tenham gostado desse mini roteiro de Pirenópolis e vocês já foram em Pirenópolis? Quais lugares vocês recomendam? Contem pra mim nos comentários!

2 comments

1. Kiersten says:

Hi there would you mind letting me know which webhost you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads
    a lot faster then most. Can you recommend a good hosting provider at
    a honest price? Many thanks, I appreciate it!